terça-feira, 2 de novembro de 2010

Gramado - Junho de 2008

 
 

Em junho de 2008 fui conhecer as famosas Serras Gauchas, e fique hospedada em Gramado. A fama de ser a Europa Brasileira se caracteriza nas casas, lojas e estilo da cidade.

A cidade se mostrou limpa, segura e muito receptiva com os turistas.


Fiquei hospedada no Natur Hotel, que fica situado no Centro, na Av. Borges de Medeiros, que é a principal avenida da cidade. O hotel ficava um pouco afastado dos principais restaurantes, mas nada que uma caminhada não resolvia. Tinha piscina aquecida, um bom café da manhã (nos dias que saímos antes do horário do café eles serviam o café mais cedo), o quarto tinha aquecimento inclusive no banheiro, que no inverno é muito necessário. Para as crianças tem ainda um parquinho no jardim.


Os apartamentos eram bem privativos, com entradas individuais




Fechei o receptivo com a agência local Jardineira da Hortências, desde o transfer até todos os passeios. O guia que nos recebeu no aeroporto em POA foi super simpatico, no caminhos foi explicando os passeios e falando sobre a cidade. Assim que chegamos ele passou na porta da agência para nos mostrar onde ela ficava. Chegamos no hotel perto da hora do almoço. Então deixamos as coisas no hotel e fomos almoçar. Depois fizemos um city-tour panoramico que ganhamos da agencia. Esse city-tour tem duas paradas para fotos uma no Lago Negro e outra no Portico de Entrada.






Lago Negro


Depois decidimos descer na agencia para andar pelo centro


Rua Coberta


Restaurante


Avisando que cheguei



Parada para um chocolate quente



Por toda a Av Borges de Medeiros tem esses relógios com termometros.





No segundo dia nosso passeio era pelos parques de gramado, o passeio era a tarde então fomos andar pela cidade e pegamos a van na própria agencia.



Na prefeitura






Velhinho muito simpatico na rua coberta



O restaurante Rattatoule fica na Av Borges de Medeiros dentro de uma galeria, estilo buffet com opções de massas, saladas e carnes, além de sobremesa. Comida saborosa e barata.

Aqui começou o passeio com a agencia, voltamos ao Lago Negro






O primeiro parque foi o MINI-MUNDO esse parque é muito legal, ele foi todo construído em miniatura com uma proporção 24 vezes menores do que o real. Além de réplicas em miniaturas de monumentos e prédios, tem miniaturas de pessoas, trens, barcos, carros e uma sonorização para dar um sentido de realidade. O parque foi  idealizado por um senhor alemão.


...

















Depois paramos no Museu do Automovel, mas não entramos.




 Seguido da fábrica de perfumes.


Aqui o melhor passeio, fábrica de chocolates.





Em seguida fomos para a Aldeia do Papai Noel, aqui um mundo que encanta adultos e crianças. Tem desde a casa do bom velhinho até renas vivas que andam em uma área reservada do parque. Logo na entrada a ilusão que a neve cai sobre os bonecos de neve.



















Nosso proximo roteiro inclui passeio para Canela, e mais uma vez fomos rodar a cidade e depois saimos da agencia.







Aqui a primeira parada. Fábrica de chocolate com direito a degustação.






A segunda parada foi no mundo a vapor.
















Em seguida fomos para o Castelinho Caracol, onde tem a melhor torta da região. Um pouco cara também.




Então seguimos para o parque do caracol, onde tem um teleférico que leva até a queda d'água.








Nesse dia fomos fazer o roteiro da uva e do vinho pelas vinicolas da região. A primeira parada foi na Cantina Strapazzon. Aqui uma vinicola artezanal nos ofereceu uma degustação de vinho, suca de uva e grapa (cachaça da uva).






Vai um chimarrão 

A segunda parada foi na Vinicola Miolo, essa já uma quadra produtora, com produtos mais refinados. Nos ofereceu degustação de vários tipo de vinho (seco, suave, tinto, branco e pro-seco), anexo ao restaurente uma loja onde podia adquirir os produtos. Também foi dada uma pequena explicação sobre a produção do vinho.











Seguimos rumo a região de Bento Gonçalves, onde almoçamos, tiramos foto na Igreja e seguimos de Maria Fumaça para a cidade de Garibaldi, onde teve parada para degustação e show de dança italiana. Depois seguimos rumo a Carlos Barbosa onde fomos ao show-room da tramontina e a uma degustação de vinho, queijos, licores. Dentro da Maria Fumaça teve show com musica italiana e dança.















A noite fui ao Bill Bar, um lugar bem legal. Dentro do bar tem vários ambiente. Boliche, Boate, Sinuca, Karaoke e Cachaçaria.





Chegou o dia de conhecer a cultura Alemã.
A primeira parada foi no parque Aldeia do Imigrante, onde temos a replica da aldeia alemã. Igreja, escola, banco, cemitério, etc.















Depois paramos no recanto dos pioneiros, onde uma familia de imigrantes alemãs nos recebeu, contando sua história, e mostrando danças e nos ofereceram um lanche.






Seguimos então para o centro de Nova Petropolis, aqui estamos no labirinto de cerca viva. Foi dificil mas conseguimos chegar ao meio e sair.






Fizemos compras de lembranças na casa do artesão.



Paramos também na rosa mosqueta.


De volta a Gramado, passamos pela Igreja Luterana


Paramos nessa pastelaria, que é super legal. Vários sabores de pasteis, além de tamanhos grandes. Em alusão ao festival de cinema de gramado, os sabores tem nomes de filmes e diretores.



Acabando de comer, ligamos para a Fabrica de chocolate florybal, e eles nos buscaram para conhecermos a fábrica e comprar chocolates.










Pensa que acabou o dia, que nada. A noite fomos para a Noite Gaucha, na churrascaria Garfo e Bombacha. Muito churrasco, incluindo costela na "vala" (um buraco feito na frente da churrascaria onde a costela cozinha e assa por 12 horas)










Depois do jantar tivemos uma apresentação de dança típica.










No último dia fomos conhecer o Templo Budista, assistimos uma palestra nos explicando sobre a vida dos monges e depois pudemos explorar o templo e as esculturas além da lojinha de souvenir. 









Na hora de ir embora fomos surpreendiadas por um nevoeiro. 


 E paramos numa loja de artigos de cristais.



E no outro pórtico de entrada.


De volta a gramado continuamos explorando. Aqui eu achei a mão do Luciano Szafir no calçadão da fama.


E dale nevoeiro




Decidimos ir no Museu do Automovel, já que não entramos no outro dia.










E fomos no museu medieval, fora do roteiro, mas bem interessante. Aqui várias peças medievais, além de explicações sobre a origem do seu sobrenome.







Voltamos caminhando para o centro e paramos para tirar fotos na frente do Bill Bar



Passando por POA








                                                                            Voando para casa.





Acabou mais uma férias maravilhosa. O único "defeito" foi que não nevou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário